Increva-se na Newsletter

Acompanhe a Fitflavours

5 benefícios da aveia para a sua saúde.

5 benefícios da aveia para a sua saúde.

 

A aveia é considerada uma super refeição que oferece diversos benefícios para a saúde. Além de ser simples de preparar, é uma das melhores opções disponíveis para começar o seu dia bem.

É versátil para o consumo. Pode ser misturada às saladas de frutas ou folhas, no preparo de massas para pães e biscoitos, nos mingaus e sucos, e muitos outros. Apenas um copo de aveia contém mais de 10 gramas de proteína. É riquíssima em fibras, o que mantém você satisfeito por mais tempo.

Mas o que exatamente é a aveia, quais as suas propriedades e os benefícios para sua saúde? A seguir te contamos o que esse alimento barato e saboroso tem a nos oferecer.

 

O que é a aveia?

O nome científico da aveia é Avena sativa. É um cereal muito resistente, cultivado há milhares de anos em várias regiões do mundo, cuja semente é comestível. Foi um dos primeiros alimentos a receber o título de funcional. Antes de ser utilizada na alimentação, era empregada com fins medicinais.

Tipos de aveia

No Brasil encontramos aveia à venda de diferentes formas:

  • Flocos: o grão é prensado integralmente, um processo que conserva seus nutrientes e fibras. Você pode consumir polvilhando sobre frutas, saladas e iogurtes ou usa-lo para o preparo de receitas como a de Cookies de aveia, que você pode conferir clicando aqui.
  • Flocos finos: os flocos são submetidos à moagem, porém mantêm as mesmas propriedades nutricionais. É tradicionalmente usada no preparo de sopas, mingaus e tortas.
  • Farelo: é obtido a partir da camada externa do grão, a casca. Portanto, conta com a maior concentração de fibras Betaglucanas (que aumenta níveis de colecistoquinina, um hormônio que leva ao aumento na sensação de saciedade.). Você pode salpicar o farelo sobre um prato já pronto, sucos, ou ser misturado à massa de pães, bolos, biscoitos e outros.
  • Farinha: é obtida da parte mais interna do grão e, por isso, contém menos fibras que o farelo e o floco, porém contém ainda grande quantidade de nutrientes. É utilizada principalmente em receitas de pães, panquecas e bolos, e, devido aos seus nutrientes, torna-se uma alternativa mais saudável à farinha de trigo, apesar do alto teor de Glúten de ambas.

 

 

Propriedades nutricionais da Aveia

A aveia possuí diversos benefícios, que são consequência de suas propriedades nutricionais. Cerca de 40 gramas de aveia fornecem 140 calorias, além de diversas vitaminas e nutrientes como:

 

  • Fibras: contém as insolúveis, que dão consistência ao bolo fecal, e as solúveis, ricas em Betaglucana, que, ao serem fermentadas no intestino, protegem o mesmo e diminuem o colesterol.
  • Vitaminas: contém vitaminas B3 e B1, fundamentais para manter a saúde mental e a energia do corpo. E vitamina E, que possuí ação antioxidante.
  • Minerais: contém silício, um mineral importante na produção de colágeno, substância responsável pela firmeza e elasticidade da pele e fortalecimento das unhas e cabelo, além de Zinco, Selênio, Ferro, Magnésio, Fósforo e Cobre.
  • Proteínas: a aveia é um dos grãos de alto valor proteico, disponibilizando nutrientes essenciais a diversos tecidos e funções do corpo.

 

 

Benefícios da Aveia

Muito além de frear a obesidade e a Diabetes, o consumo de aveia pode trazer diversos outros benefícios à sua saúde e bem estar. Veja a seguir os principais benefícios da aveia,.

1) Diminui o Colesterol

O colesterol é importante para diversas funções no organismo, porém, quando sua concentração passa dos níveis adequados, pode se acumular na parede dos vasos sanguíneos, o que leva à obstrução destes e, consequentemente, ao infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.

As fibras Betaglucanas presentes na aveia são muito benéficas para a redução dos níveis de colesterol. Consumir diariamente 3 gramas de fibras solúveis provenientes da aveia, reduz de 8 a 23% estes níveis.

2) Previne o Diabetes

Por ter baixo índice glicêmico, a aveia ajuda a prevenir o diabetes, diminuindo a taxa de absorção dos carboidratos e melhorando a sensibilidade à insulina.

3) Ajuda na perda de peso

A aveia não é um alimento de baixo teor calórico. Porém, se consumida em quantidades adequadas, pode ajudar no processo de emagrecimento.

Por ser rica em fibras que proporcionam saciedade por um período prolongado de tempo, você sente menos fome e, consequentemente, cumpre a dieta.

4) Ajuda no ganho de massa muscular

aveia contém uma quantidade considerável de proteínas vegetais. Porém, assim como outras fontes vegetais, não fornece todos os aminoácidos essenciais, sendo uma fonte pobre em lisina. Portanto, é necessário obter esse aminoácido de outras fontes proteicas, como feijão, lentilha ou proteínas animais.

Ainda assim, incluir a aveia na sua alimentação é uma boa opção para obter a proteína necessária para a recuperação e construção muscular estimulada pela atividade física.

Além disso, ela fornece outros nutrientes como ferro e vitaminas do complexo B, que atuam, respectivamente, no carreamento de oxigênio pelo organismo e para dentro dos músculos e no metabolismo de carboidratos e proteínas, permitindo um melhor aproveitamento dos nutrientes provenientes da dieta, auxiliando no ganho de massa muscular.

5) Excelente fonte de carboidrato e energia

A aveia é um alimento de baixo índice glicêmico. Os carboidratos presentes nesse alimento são absorvidos lentamente, não provocando picos de glicemia e consequentemente de insulina. Esse tipo de carboidrato é o mais saudável e mais recomendado antes da prática de atividades físicas. Pois mantém a absorção e disponibilização de carboidratos na corrente sanguínea por um longo período de tempo. Além disso, aumenta a taxa de queima de gordura durante o exercício.

 

Apesar de todos os benefícios, o consumo em excesso pode ser prejudicial. O excesso de fibras pode causar problemas gastrointestinais. Além disso, a aveia contém purinas, que são substâncias que podem ser quebradas até ácido úrico no organismo. Pessoas que altos níveis de ácido úrico e gota, devem consumir a aveia com cautela e consultar seu médico.

Como já citado, a aveia não é um alimento de baixo teor calórico e seu consumo exagerado pode levar ao ganho de peso. Por isso consuma com moderação e associe a uma dieta saudável.

 

Você já consome aveia? Conta para gente aqui nos comentários como você costuma ingerir esse alimento!

 

Responder

Deixe seu comentário

×