Increva-se na Newsletter

Acompanhe a Fitflavours

Treinar em grandes amplitudes aumenta a flexibilidade?

Treinar em grandes amplitudes aumenta a flexibilidade?

Olá pessoal! Já ouviram isso? : “Não treine muito pesado senão vai ficar encurtado hein.” ou então, “Olha como sua postura está ruim! A musculação está te deixando assim.”.

Esse e outros paradigmas vem de longa data, e sabe-se lá como surgiu essa falácia.

O fato é que há muito empirismo e muito pouco (ou nenhum) embasamento científico nessas teorias malucas. Isso pode afastar futuros praticantes de uma atividade que lhe trariam robustos benefícios.

Vamos às evidências:

  • Já em 1956, Massey e Chaudet demonstraram em seus estudos, previamente, que o treinamento de força NÃO diminiu a flexibilidade.
  • Outro estudo de Barbosa e col. de 2002 evidenciaram que 10 semanas de treinamento de força em idosas aumentaram a flexibilidade em 13%.

Mas muitos poderiam perguntar: Mas e em alta intensidade?

Massey e Chaudet também concluíram que o treinamento de força em alta intensidade pode ter um fator positivo ou nulo na flexibilidade, ou seja, se não melhorar também não piora!

Baixa amplitude ou alta amplitude?

Óbvio que se o treino for em baixa amplitude e você não se alongar vai piorar né?

Quem treina corretamente sabe que os melhores resultados são encontrados quando os exercícios são executados em altas amplitudes, certo? Então, nesse caso, além de promover diversas adaptações relacionadas à força e hipertrofia, treinar em grandes amplitudes agrega um bônus do aumento da flexibilidade!

Belo brinde eu diria!

Ora, se a musculação deixasse encurtado, não veríamos a maioria dos atletas de powerlifters e bodybuilders com uma amplitude invejável, concordam?

Ademais, eles também sabem que o alongamento pode FAVORECER A HIPERTROFIA!

Haussinger, 1990 e 1993; Millward, 1995 defendem que o alongamento da célula favorece o crescimento da fibra muscular por aumentar seu espaço físico interno, aumentando assim a dilatação dos tecidos conjuntivos que as envolvem.

Aconselho realizar os alongamentos em paralelo ao treino de força, tomando cuidado para saber como introduzi-los para não exacerbar os danos celulares causados pela musculação, ok?

A flexibilidade é uma capacidade física. Sendo assim, pode e deve ser treinada.

Comece aos poucos e, assim como seus treinos, vá aumentando a intensidade aos poucos.

Grande abraço e bons treinos!

Responder

Deixe seu comentário

×